Idiomas

sexta-feira, novembro 5

A Visão e Seus Efeitos!


E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.  Atos 16:6-10

O trecho das Escrituras supracitado aborda um dos momentos especiais na vida do apóstolo Paulo e sua equipe missionária: A noite em que ele teve a celebre visão do varão macedônio! Dentro da pesquisa teológica, temos uma expressão muito usada no estudo do Livro de Atos dos Apóstolos, chamada “Textos-nós” (We-Sections). Os textos-nós são assim denominados pelo fato de sempre discorrem a história em 3ª pessoa, que seja, Lucas, o escritor, faz parte da narrativa. Estas porções estão dentro das seguintes referencias:

Atos 16.10-18
Atos 20.5-21:18
Atos 27.1-28:16

Voltando aos primeiros versículos abordados, temos o apóstolo e evangelista Paulo de Tarso dando inicio à sua segunda investida missionária. Ele havia feito um abençoado trabalho no Senhor evangelizando os gentios e estava se preparando para visitar as mesmas regiões, mas é impedido pelo Espírito de Jesus. Nosso evangelista então, sensível à voz de Deus, resolve ir à Trôade e passar ali a noite. Surge então, diante de seus olhos a visão do varão macedônio pedindo sua ajuda!

Muito tem sido dito e ensinado em nossas reuniões sobre visão. Constantemente tratamos deste tema em nossos estudos, nossas prédicas e encontros de liderança.
A visão se deu na vida de Paulo por uma intervenção direta de Jesus, o apóstolo precisava entrar em solo europeu com as boas novas do Reino e da salvação. Deste episódio do livro de Atos podemos aprender algo a respeito da visão de Deus em nossas vidas e ministério.

A visão trouxe uma mudança radical no desenrolar da narrativa; antes sempre se mencionava Paulo! Ele foi, ele navegou, ele teve uma visão! Mas depois que Deus trouxe sua vontade, sua direção, que era que Paulo fosso para a macedônia, Lucas entra na história dizendo em alta voz que “imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.” Isto como ele mesmo relata “Assim que teve a visão”. Lucas entendeu que a visão de Deus é para todos, o chamado de anunciar o evangelho não é para um, mas todos.

Paulo tem a visão; uma visão/direção quando de Deus simplesmente tem este poder: Agregar pessoas ao nosso redor em favor do reino, em favor da obra de Deus. Uma visão que separa, fere e afasta pessoas, pode ter vindo de qualquer lugar, menos de Deus.

Em Cristo,

Pr. Pablo Geovani Jacoby

Nenhum comentário:

Postar um comentário