Idiomas

quinta-feira, novembro 4

Os Justos Florescerão e Crescerão!!


Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; Salmo 92.12

Nesse verso do salmo 92 o salmista compara o justo a duas árvores. A maioria das traduções traz a palavra palmeira (que inclui diversos tipos de árvores), por isso citarei a tradução francesa de André Chouraqui por ele ser mais específico quanto ao tipo de palmeira que o salmista se refere. Segue: “O justo floresce como uma tamareira; cresce como um cedro do Líbano. Salmo 92.13 (O sistema de divisão de versículos do Chouraqui diverge um pouco das nossas traduções).

A primeira árvore é a tamareira que é conhecida pelos judeus como símbolo de fecundidade, retidão e beleza. A tamareira, no deserto, obtém sua seiva em lençóis freáticos às vezes situados a longas distâncias dos seus frutos. Seu tronco é seco e nu e está inteiramente voltado para o céu. Suas flores e frutos se concentram no alto e fornecem alimentos aos nômades. 

Já o cedro pode atingir de trinta a quarenta metros de altura. Seduz mais por sua folhagem e qualidade da madeira que pela sua altura. Desenvolve-se apenas em lugares montanhosos.
Assim como essas duas árvores são os justos. Como a tamareira nós precisamos ser símbolo de retidão e beleza. Precisamos buscar nosso alimento na profundidade da revelação de Deus através de Cristo Jesus. Nossos olhos devem sempre está voltado para os céus. Nosso socorro sempre virá do Senhor. Precisamos ser fonte de paz e vida para nossos irmãos.

Devemos ser semelhante ao cedro, admirados mais por nossas qualidades. Devemos crescer em retidão. Mesmo que o ambiente onde estejamos seja difícil. Que possamos dá o nosso fruto no tempo certo, para triunfo da luz sobre as trevas e da vida sobre a morte. E que sejamos fecundos mesmo em nossa velhice. 

Assim são os justos plantados junto aos ribeiros de águas, alimentados pela doce presença de Deus em nós. Não importa as circunstâncias, não importância a distância, não importante a idade, somos frutíferos, somos retos, somos belos, somos fonte de alimento paz e vida para nossos irmãos e para todo aquele que vaga pelos desertos da vida sem direção. 

Louvado seja Deus por seus santos, justos de Deus!

Nele que é Tudo para mim!


Um comentário:

  1. quantos anos a tamareira cresce para baixo para poder crescer para cima? e quantos metros ela alcança para baixo?

    ResponderExcluir