Idiomas

sábado, novembro 20

O Relógio de Moisés!

Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. Gênesis 1.5


Deve haver algo errado com o relógio de Moisés. Sim, o autor de Gênesis devia estar com problemas de fuso horário. É o que temos aqui no versículo supracitado, pois nós costumamos dizer “dia e noite”, dividimos um período de vinte e quatro horas assim, dia e noite!

O que teria levado o legislador maior de Israel a este modesto erro no seu relógio? Os egípcios dos tempos do Antigo Testamento,assim como nós hoje, também entendiam as divisões dia e noite. E Moisés fora, como bem afirma o martirizado Estevão, “instruído em toda a ciência dos egípcios.” Atos 7.22

Moisés passou quarenta anos sendo educado nas melhores instituições de ensino do Egito, nem sempre pensamos nisto, mas ele foi preparado para ser o próximo Faraó, pois era “filho da filha de Faraó”. Hebreus 11.24 Moisés tinha sido ensinado como os egípcios, entendia sua cultura, ciência e história como poucos em sua época. Mas havia um detalhe: Moisés não era um egípcio, fora criado e educado como tal, mas não o era. Moisés era hebreu!

Não era seu relógio que estava dando informações erradas, mas a sua convicção que estava norteando seus passos e atitudes. Ao contrário de todos os povos ao seu redor, Israel dividia seus dias em tarde e manhã. Os Israelitas contavam um novo dia às seis horas da tarde, o que a Bíblia chama a viração do dia! O novo dia começava à tarde, por isso então o “Tarde e manhã”.

O principio espiritual aqui envolvido é sublime! Moisés não esqueceu quem ele era! Tinha vivido e estudado no Egito, mas não deixou de ser um Israelita, um filho de Deus. Fora instruído nas universidades egípcias, mas nunca esqueceu a sua identidade! Aprendeu o que o Egito ensinou, mas não se deu à prática. Quando foi inspiradamente escrever Gênesis, o fez como quem ele realmente era, um filho de Deus!



Nunca se esqueça de quem você é!!!


Pr. Pablo Geovani Jacoby (Follow - @PabloGeovani)
                                                                                   

2 comentários: