Idiomas

sábado, dezembro 11

Deus se olhando no espelho!



Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Gênesis 1.26a

Com certeza foi um acontecimento sem par a criação dos anjos. Em algum momento da eternidade, Deus decide criar todos os seres angelicais! Ele os faz pelo poder da Sua Palavra, simplesmente, se é que podemos usar este termo, Deus ordena e os anjos são formados a partir do nada! Os anjos do Senhor são então criados por geração espontânea na Sua presença. 

Em outro evento eterno, que as Escrituras chamam de Bereshit (No princípio) Deus, após criar os céus e a terra, se dirige até o barro. Com suas mãos Ele começa a moldar a terra até surgir uma forma que lhe agrada. Deus então sopra do Seu Espírito no barro e ele passa a ser alma vivente! Deus acaba de criar um ser diferente dos anjos, um ser que tem corpo. Os anjos contemplam a obra que o Senhor esta realizando e passam a clamar: “Ele está criando um ser igual a Ele!”

Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança! Não é a Igreja que é imagem e semelhança de Deus, mas sim o homem! Somos como espelhos em que Deus quer se olhar e contemplar em nós a Sua face! Um homem sem Deus é um espelho embaçado no qual o Senhor, ao se olhar, vê uma imagem distorcida de Si. Mas o homem que nasce de novo e vive no Reino de Deus é um espelho no qual Deus se contempla claramente!


  Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. I Coríntios 13.12

E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. II Coríntios 3.18



Pr. Pablo Geovani Jacoby (@PabloGeovani)

2 comentários:

  1. Muito bom texto, Deus seja louvado pela vida do Pr. Jacoby, todavia, fiquei com uma dúvida:

    Na quarta linha do segundo parágrafo contém o seguinte:

    "(...) sopra do Seu Espírito no barro e ele passa ter alma vivente!" [sic]

    A minha dúvida é: O ser humano passou a TER alma vivente ou a SER alma vivente?

    A princípio minha dúvida pode parecer superficial, mas me preocupo com as implicações teológicas da mudança do verbo "possuir" ou "ser" no contexto do texto.

    A hermenêutica (arte e ciência de interpretar textos sagrados) nos ensina um método chamado "leitura atentiva" e em um dos sete passos para uma interpretação seguindo o conceito "sola scriptura", o método nos ensina que antes de uma opinião conclusive devemos examinar o texto da perícope na língua original e também comparar outras versões e traduções do texto bíblico.

    Como não tenho conhecimento nem de hebraico, nem de aramaico, quanto menos de grego, achei melhor ficamos com as versões em português (Brasil e Portugual), vejamos o que diz Gênesis 2:7 em algumas versões:

    "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gen 2:7 ACF)

    "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gen 2:7 ARA)

    "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gen 2:7 ARC)

    "O Senhor Deus modelou o homem com barro da terra. Soprou-lhe nas narinas e deu-lhe respiração e vida. E o homem tornou-se um ser vivo" (Gen 2:7 SBP)

    Em todas estas versões é nítido perceber que as Escrituras querem ensinar a "fórmula" para se ter um ser humano, pois este é formado por PÓ DA TERRA (BARRO) + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE.

    A última versão é escaleredora sobre este aspecto, pois na Bíblia, quando lemos a palavra em português traduzida por "ALMA", sempre está se referindo a um ser vivo. Esta palavra ocorre cerca de 550 vezes em toda Bíblia, variando pouco de acordo com a tradução utilizada.

    A minha preocupação consiste no fato de que é perigoso criar um "terceiro estado" que biblicamente não existe: ele é conhecido, principalmente na doutrina espírita como ALMA. Que, como vimos, não é a mesma que a Palavra de Deus quer dizer.

    Gostaria de saber qual é a opinião do Pastor Pablo Geovani Jacoby a este respeito.

    Desde já agradeço a atenção e o maravilhoso espaço dedicado para enaltecer e glorificar o nome do Senhor nosso Deus e, desde já, peço as bençãos do nosso Salvador, Senhor Jesus Cristo sobre a administradora deste blog.

    Sinceramente,


    Hugo Hoffmann
    Blog Ciência da Criação
    www.cienciadacriacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prezado Irmão Hugo,

    De acordo com o Pr.Pablo o que ocorreu foi um pequeno erro na construção do texto, que tbm não foi percebido por mim. Pr. Pablo comentou: "Quanto ao comentário do irmão Hoffmann, de imediato agradeço a sua destacada observação!
    Concordo inteiramente com sua pesquisa nas versões em nosso idioma! A questão do homem ser alma vivente é inquestionável na pesquisa teológica!" (sic)

    Já providenciamos a correção e obrigada pelo carinho e auxílio. Deus o abenço

    ResponderExcluir