Idiomas

sexta-feira, dezembro 3

Ester – Parte final



A saga da rainha Ester teve dois coadjuvantes que deixaram seus nomes registrados para a posteridade. Coube à Mordecai e Hamã os papéis de, respectivamente, perseguido e perseguidor. Durante toda a vibrante narrativa do Livro de Ester, eles deixam seus registros, suas histórias.

Quando olhamos para a árvore genealógica dos nossos dois personagens, vemos um provável motivo para tal ódio. Encontramos nos seus ancestrais uma aparente explicação. Em Ester há um breve traçado da tábua de Mordecai e ali lhe é atribuído um antepassado Da tribo de Benjamim com o nome Quis. Concorda a maioria dos rabinos e não poucos teólogos, que este não seria outro senão pai de Saul. Mordecai seria então da linhagem direta daquele rei.

No mesmo livro de Ester é lembrado também que Hamã era agagita, fato que indicaria como propõem o judaísmo e a pesquisa teológica, a perpetuação da dinastia de Agague em Hamã, seu então descendente. O mesmo Agague rei dos amalequitas que o rei Saul deveria ter exterminado juntamente com Amaleque. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes, disse o Senhor!

O conflito entre Saul e Agague deixou sequelas para seus sucessores! Saul desobedece a ordens diretas do Senhor, dadas por Samuel. Ele simplesmente deixa com vida o rei amalequita. Ao poupar seus inimigos, talvez tenha escapado um descendente de Agague que veio assegurar linhagem à Hamã. 

O reino agora não é Israel, mas a Pérsia. Hamã trama o extermínio total dos judeus! O inimigo anistiado daqueles dias é hoje o feroz perseguidor! O que Saul não fez Mordecai teve que executar! Os problemas não resolvidos hoje serão o caos do próximo ato. O gigante que eu não venço no meu tempo me consumirá amanhã. Saul ignorou suas responsabilidades, Hamã orientou Ester a não ser negligente! Não me surpreendem mais as palavras de Mordecai:

Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? Ester 4.14




Pr. Pablo Geovani Jacoby (Follow @PabloGeovani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário