Idiomas

sexta-feira, outubro 29

Lamentações!!!


Amo o livro de Lamentações. É um livro que nos faz refletir sobre muitas coisas. A parte que eu acho mais tocante em Lamentações é pensar na figura do profeta sentado sobre os monturos de sua tão amada cidade a lamentar por toda a desgraça que ela fora acometida. Em Lm 1:16 o profeta diz: “Por estas coisas vou chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque está longe de mim um consolador que pudesse renovar o meu ânimo; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo”.  

Israel e Judá primeiramente foram destruídas moral e espiritualmente. Seus habitantes rejeitaram o conhecimento de Deus, os estatutos de Deus e Sua lei. Como conseqüência de seus pecados foi devastada. Tudo isso nos leva a pensar sobre o nosso país e o povo que se chama pelo nome de Deus, que diz ter sido comprado e redimido pelo sacrifício de Cristo na cruz do calvário. E sobre toda a degradação moral e espiritual desse povo eu me ponho a lamentar e confessar os nossos pecados, talvez assim o Senhor Todo Poderoso tenha compaixão de nós:

Pecamos contra ti ó Deus, um a um nos corrompemos e nos tornamos levianos. Deixamos de amar ao próximo como a nós mesmos, antes buscamos nossos próprios interesses. Desprezamos os órfãos e as viúvas. O que eles podem nos dar? Desejamos mais ter do que ser... O nosso deus é nosso ventre e nossa única satisfação é nos satisfazer. Buscamos as riquezas da terra, não nos importando se a traça ou a ferrugem iria coroe-las, fizemos pouco caso das riquezas celestiais e buscamos mais e mais das riquezas terrenas. Nossos olhos estão embotados pelo nosso orgulho e ganância. Tornamo-nos execráveis. Nossa devoção a Ti consiste em rituais humanos, e meras formalidades. Nossa fé em Ti consiste na certeza de que Tu és nosso criado e tudo o que desejarmos nos dará. 

Desprezamos todos aqueles que insistem em pregar as Boas Novas de Salvação. Achamos a mensagem da cruz obsoleta e por isso criamos nossos próprios meios de ‘pregar’ a Tua Palavra. Mas em meio a tudo isso não percebemos Senhor que nos perdemos e que dia a dia perdíamos o céu. Perdíamos a vontade de estar contigo, a fé, a devoção, o temor, o amor e mais grave ainda, perdíamos a Salvação. Negamos a Cristo com nosso viver. Rejeitamos tudo e todos que se levantaram para nos ajudar por que achamos que sozinhos somos suficientes. Desviamos a adoração que era devida só a Ti para nós. Tornamo-nos ídolos para os homens e passamos a gostar de sermos adorados. Certamente que temos pecado contra o céu e contra Ti ó Poderoso Deus. Desviamo-nos da pureza a da simplicidade do teu evangelho ó Deus. 

O que podemos fazer diante de tanta maldade, corrupção, imoralidade e idolatria que assola a nossa nação se não clamarmos a ti ó Deus e pedir misericórdia? Nosso povo está se perdendo e o evangelho sendo banalizado. Os líderes que deveriam ensinar o caminho de Deus também se corromperam. Atenta para nós Senhor, geração insana e incrédula. Geração perversa e ingrata. Geração que amou todas as bênçãos e abriu mão de amar ao Abençoador, quem sabe ainda haja esperança. Castiga-nos ó Deus, mas não na tua ira. Por que sabemos que não aflige os filhos dos homens de bom grado. Mas, ainda que tu nos entristeças terás compaixão de nós. Escuta, pois o nosso clamor e nos atende, faz nos ter de novo a alegria da salvação. Purifica nossos olhos, mãos e coração e nos faça habitar contigo para sempre. 

Não podemos nos calar, mas também não podemos apenas apontar o erro e colocar o dedo na ferida, assim como Jeremias precisamos lamentar, chorar a miséria do nosso povo até que venha a restauração e sejamos consolados.

Pense nisso. E que o amor de Deus seja derramado em nossos corações.

Com amor,



Nenhum comentário:

Postar um comentário